sábado, 19 de setembro de 2009

Diretor da Aquaplan ministra curso sobre tratamento de águas de resfriamento.


Com a presença de 41 participantes, teve início às 8h30 deste sábado, no Hotel Sleep Inn, em Ribeirão Preto, o minicurso "Tratamento químico de água de resfriamento". O treinamento está sendo ministrado pelo Bacharel em Química e Física José Otávio Mariano Silva, diretor da empresa Aquaplan Tecnologia. Torres de resfriamento, sistemas fechados – água gelada: O que é um chiller, como funciona, parâmetros de controle, problemas ocasionados pela água: corrosão, incrustação etc são alguns dos tópicos que serão abordados durante o dia. Além de Ribeirão Preto, o curso conta com a participação de profissionais e estudantes de cidades como São Paulo, Batatais, Bebedouro, Sales de Oliveira, Dois Córregos, Monte Alto, Nova Odessa, Viradouro, Barretos, Bauru, Ariranha, entre outras.

Esta é a segunda participação do instrutor José Otávio Mariano Silva no programa Minicursos CRQ-IV, que é patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Em 2008 ele apresentou o curso "Tratamento químico de água de caldeira" na mesma Ribeirão Preto e também na cidade de São Paulo. Assim como ocorreu naquelas oportunidades, o interesse dos profissionais pelo tema foi bastante expressivo, com as inscrições sendo encerradas dois dias depois de abertas.

A Licenciada e Bacharel em Química Giovana Aparecida Sisdelli, 26 anos, aproveitou um dos intervalos do evento para perguntar ao instrutor sobre a conveniência de substituir os tubos de cobre de uma torre de resfriamento por tubos de alumínio. "Foi um questionamento que um cliente me fez, já que o custo do alumínio é menor, mesmo quando usamos tubos de paredes de maior espessura". Depois das explicações técnicas, a substituição não foi recomendada. Giovana é Responsável Técnica da Riberquímica, que atua na revenda de produtos químicos para empresas de vários setores. Ela também trabalha com professora dos cursos Técnico em Química e de Tecnologia Sucroalcooleira, ambos do Colégio Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário